ARTIGO

Respiração Bucal


O nariz foi feito para respirar, a boca não. O ar que entra pelo nariz é filtrado e aquecido, nos protegendo de contaminações do ambiente. Quando o ar entra pela boca, os microorganismos encontram uma "porta aberta" para se instalar no nosso corpo. É por isso que quem respira pela boca fica doente com muito mais facilidade.Além disso, a respiração bucal traz muitos outros prejuízos para o desenvolvimento e crescimento, tanto que foi denominada como SRB (síndrome do respirador bucal) ou SRO (síndrome do respirador oral).

O respirador bucal não tem uma boa qualidade de sono, podendo apresentar ronco e apneia. Com isso, seu rendimento escolar pode ser menor que o das outras crianças. Por dificuldade de concentração, pode apresentar sinais muito parecidos com os portadores da TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

O tratamento deve ser interdisciplinar, contando com a participação de dentista ortodontista/ortopedista funcional, médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta, de acordo com a necessidade individual.

  • Facebook
  • Facebook