Serviços

Aparelho Ortodôntico Fixo Autoligado

O que é o Aparelho Fixo Autoligado?

É uma verdadeira inovação na ortodontia. Não necessita de ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas coloridas), o próprio bráquete possui um clipe de metal flexível que abre e fecha para prender o fio em seu interior. Portanto é mais higiênico, e possibilita maior rapidez nos tratamentos devido à diminuição do atrito. Sucesso absoluto no consultório!*

Aparelho Ortodôntico Fixo Convencional

O que é o Aparelho Ortodôntico Fixo Convencional?

O conhecido bráquete metálico com borrachinhas coloridas. Continua sendo muito utilizado também.*

Invisalign

O que é o Invisalign?

Ortodontia invisível. Muito procurado por pacientes adultos que tem uma necessidade estética, ou que simplesmente não querem usar aparelho fixo* Saiba mais: www.invisalign.com.br

Disjuntor

O que é o Disjuntor?

Utilizado em casos específicos de atresia maxilar, oferecendo ótimos resultados, em um curto espaço de tempo*

Aparelhos Ortopédicos Funcionais

O que são os Aparelhos Ortopédicos Funcionais?

Utilizados durante a fase de crescimento para estimular o correto desenvolvimento dos maxilares, atuando sobre as bases ósseas e a musculatura.*

Placa para bruxismo (miorrelaxante)

O que é a Placa para bruxismo (miorrelaxante)?

Utilizada em pacientes que rangem ou apertam os dentes durante o sono. Este tipo de aparelho não corrige posicionamento dentário, apenas relaxa a musculatura e evita desgastes indesejados da estrutura dental.*

Contenção ortodôntica

O que é a Contenção ortodôntica?

Utilizada ao final do tratamento ortodôntico para conservar os dentes na posição alcançada nesta etapa.*

*Todo tipo de aparelho tem suas indicações e contra-indicações, assim como vantagens e desvantagens. Cabe ao ortodontista selecionar as opções para cada paciente.

Tratamento preventivo - Consulta para a futura mamãe

A prevenção ideal começa durante a gestação.

Neste período é muito importante que os pais sejam orientados sobre a amamentação, hábitos de sucção nutritiva (mamadeira), hábitos de sucção não-nutritiva (chupeta e dedo), nascimento dos dentes, higiene oral, introdução alimentar e mastigação. Costumo realizar uma consulta com esta finalidade de orientação e esclarecimento de dúvidas. Todo mundo sabe que amamentação é muito importante, e que hábitos de sucção são prejudiciais, mas sabemos que na prática, não costuma ser tão simples assim amamentar, e nem evitar todos os hábitos nocivos, pelo menos não para todo mundo. É por isso que esta orientação é tão importante e é por isso também que eu me coloco a disposição para dar suporte após o nascimento do bebê, quando outras dúvidas surgem. Desta forma vou acompanhando meu pequeno pacientezinho até começar a comer, nascer os dentinhos, e a boquinha evoluir para que possamos fazer a primeira consulta de avaliação funcional, que ocorre por volta de 2 anos.

Tratamento preventivo - Primeira consulta da criança

Idade de 2 a 3 anos

Nesta consulta conversaremos sobre o estado atual da criança em relação aos hábitos de sucção, alimentação e saúde geral. Após familiarizá-la com o ambiente do consultório, ela terá sua boquinha avaliada funcionalmente, e por fim saberemos se necessitará de alguma intervenção. Nesta fase, se necessárias, as intervenções costumam ser simples desgastes no esmalte dos dentes, sem dor, com a finalidade de eliminar o que a própria mastigação deveria ter desgastado, se a boca estivesse funcionando corretamente. Em alguns casos é necessário também a colocação de pistas diretas em resina, para equilibrar a oclusão (mordida). Estas pistas também não causam dor, são coladas nos dentes da mesma forma que uma restauração.

Tratamento preventivo

Idade de 4 a 5 anos

Parecida com a consulta descrita acima, porém, nesta fase em alguns casos pode ser recomendado o uso de aparelhos específicos para interceptar alterações que porventura estiverem se instalando.

Tratamento preventivo

Idade de 6 a 12 anos

Fase de dentição mista, dentição permanente jovem. Esta é a melhor fase para os aparelhos ortopédicos-funcionais trabalharem.

Tratamento preventivo

Idade acima de 12 anos

Para os pacientes que realizaram a prevenção desde cedo, às vezes nem é necessário utilizar aparelho fixo, ou se precisar esta fase é rápida, somente para alinhamento e nivelamento dos dentes.

  • Facebook
  • Facebook